Powered By Blogger

terça-feira, 1 de junho de 2010

Futebol: jogo de Marketing

Há quem diga que futebol é "pura máfia", que os times compram vitória, recebem para perder, e por aí vai. Não dá pra negar que rola muito dinheiro no mundo do futebol, levando em consideração as famosas malas brancas (dinheiro oferecido a um determinado time para que ele vença o jogo) e malas pretas (dinheiro oferecido a um time para que ele perca o jogo). Mas de todas as formas que movimentam dinheiro no futebol, as mais inteligentes são as "jogadas de marketing".
Em todos os casos, o marketing no futebol movimenta dinheiro, empresas, e até mesmo a imprensa. Um bom exemplo dessas jogadas, é a nova camisa de treino do Clube Atlético Mineiro. Certo, eles fizeram uma nova camisa de treino, e daí? E daí que a camisa é rosa, fato que criou uma certa polêmica. Disseram que era "coisa de viado", de "baitola", de "mocinha", e essas foram as palavras mais leves que as pessoas usaram para caracteriza-la.
Não, gente. Não é que eles são homossexuais, e por isso decidiram inovar um rosa no visual. E se forem, não é isso que eles querem enfatizar. Isso nada mais é do que a famosa "jogada de marketing". Assim: adotando o uso de camisa rosa no futebol (o que não é comum), as atenções se voltarão para a camisa. Todo mundo sai falando da camisa, porque a camisa é isso, ou a camisa é aquilo. Com isso, a tal da camisa, dá um "ibope" danado e causa polêmica em diversos lugares. A imprensa, que não fica atrás, logo dá um jeito de participar deste debate. Daí saem reportagens, entrevistas, etc. Aí, mais pessoas ficam sabendo do acontecido, e comentam com mais pessoas, e por aí vai. As empresas, vendo a movimentação que simples camisas rosas estão causando, procuram o time, querendo patrociná-los. E pagam valores absurdos só pra colocarem a logomarca da empresa na camisa. Tudo isso, para que? Simplesmente para que a camisa que mais dá o que falar no Brasil, tenha o patrocínio da empresa A ou B, e essas, sejam tão lembradas quanto a camisa cor-de-rosa.
Percebe-se então um ciclo, uma vez que, todo mundo sai ganhando nessa relação futebol/marketing/empresa/mídia. O time ganha um determinado valor por estampar a marca da empresa, o marketing passa a ser coerentemente inteligente e oportunista, a empresa ganha mais fama, e as mídias ganham mais audiência.
Isso é bom, visto que, é tudo feito utilizando a inteligencia e, mostra que o futebol é mesmo muito útil, pois, diverte, une as pessoas, e movimenta o mundo!