Metano: Hidrocarboneto com um átomo de carbono, com ligação simples, baixo teor de solubilidade na água, e de fórmula molecular CH4.
Esse gás é um dos maiores causadores da destruição da camada de ozônio. Até então, sua liberação era conhecida apenas pelos vulcões, resíduos orgânicos, combustão mineral, e digestão de animais herbívoros, entre outros. Mas, segundo estudo de cientistas, para a surpresa de todos, esse gás pode sair também de um lugar que alguem jamais imaginara: do mar.
O fenômeno nomeado Shakhova, que ocorre no mar da Sibéria, libera uma quantidade de metano comparavel a que sai de todos os oceanos. A consequencia dessa liberação causada pelo derretimento do gelo dos mares, é o aumento do aquecimento global.
O fato de o mar Siberiano ser razo (apenas 50 metros de profundidade), não ajuda o homem a agir de alguma forma, pelo contrário, isso prejudica, pois, não dá tempo do metano ser degradado, sendo assim, ele vaza direto para a atmosfera.
O ser humano, então, acaba de ganhar mais um inimigo causador do aquecimento do planeta. Como todos sabem, inimigo criado por ele mesmo. Isso acaba formando um ciclo: o efeito estufa que é causado por indústrias, automóveis, ou seja, por invenções humanas, causa o derretimento do gelo, que por sua vez causa a liberação do metano do mar, que causa mais aquecimento ainda, e que provoca ainda, mais aquecimento do planeta.
Cabe agora, todos apostarem nos estudos cientificos, que podem resultar em uma solução, senão, pelo menos, uma amenização do novo problema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário