Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Querido 2010

Agradeço por tudo que me fez passar, porque tudo me serviu de aprendizado. Eu sei, nem tudo foi tão bom, mas de certa forma me serviu. Sair de casa para morar longe dos meus pais (isso inclui fazer tudo por mim mesma, igual quando precisei ser internada e fiquei sozinha no hospital) , começar um curso superior (inclui conhecer pessoas que infelizmente eu aprendi que a maioria não tem boas intenções), isso se resume em mudar de vida, literalmente, e tudo isso não é nada fácil. Conheci pessoas E pessoas. Eu diria até que as amizades feitas esse ano, me fizeram crescer muito, mesmo com pouco tempo de convivência. Das antigas amizades, algumas seguem firmes comigo (Jéssica, Ju, Gabi e Portilho) e eu sinceramente fico muito feliz por isso. Eu amo essas negas e esse nego, e quero ficar velhinha ainda sendo amiga deles. As novas amizades, são todas muito legais. Algumas são meio loucas, mas enfim. Nada que me faça perder o juízo. HAHA. Citarei aqui os Especiais do Ano, haha: Ana Gabi, aquela CDF chata que estuda o dia inteiro e que é a menina mais sábia que eu conheço, Rúbia, a mulher mais linda que eu já vi pessoalmente, a Bia, barraqueira que só vendo mas que tem um coração enorme, A Gabi que adooora uma BoaVentura (você que o diga né... haha!) a Karen, aquela loucaaa que tenta me fazer perder o juízo (má companhia muahaha), a Ludi, uma pessoa muuuito carinhosa (ironia) haha, a Tatá, a japa mais linda e meiga, o Tissa, aquele que já foi para o Vietnã, o Abatenio, que é uma pessoa que consegue tirar a tensão de qualquer ambiente, o Rafa, aquele que compreende e ajuda e que é bom em tudo o que faz, o Chicão, que é um louco e a sua loucura é contagiante, o Adriel, que é meio cheio de sí, mas no fundo é gente boa haha, A Lídia, que é super mãezona de todo mundo. Bom, acho que são esses mesmo... Quero agradecer a vocês por tudo que passaram comigo... E apesar de pouco tempo, eu já tenho um carinho enorme e especial por cada um de vocês!
Então, 2010, quero agradecer por tudo que me trouxe. Foi um ano realmente difícil, mas eu conservo amigos, e fiz novos que me ajudam a fazer tudo ficar mais leve e feliz!
Feliz 2011 para todos, e eu quero passar muitos momentos com vocês, sejam eles felizes, tristes, emocionantes, ou apaixonantes!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Despedida

Sara despertou ao som da chuva torrencial. Eram 3 da manhã, e ela se lastimou ao perceber que não conseguiria dormir novamente. Levantou-se e foi até a cozinha e dentro do armário achou uma barra de chocolate, levou-a para a cama e a comeu. Enquanto comia, lembrava de quando ainda sonhava com alguém. Lembrou das conversas, e dos planos que ela sem perceber, fazia para os dois. E se lembrou dos sonhos, esses mesmos que, igual à chuva torrencial, a fazia acordar no meio da madrugada e perder o sono. Então começou a se perguntar o porquê de tudo aquilo. Por que se apaixonou por alguém que simultaneamente não se apaixonaria por ela? Além de nunca obter a resposta, ela sabia que ficar se perguntando isso, era sinônimo de tortura. Ela nunca saberia a resposta. Quando percebeu, o chocolate já tinha acabado, e mais um sentimento de culpa lhe veio a cabeça: quebrara o regime. Resolveu jogar tudo para o ar e sacudiu a cabeça como se todos os pensamentos fossem lhe sair da cabeça com isso. Levantou-se novamente, olhou no espelho e como sempre teve a consciência de que não se achava tão bonita. Não era alguém que chamava a atenção. Viu que isso poderia ser a resposta das suas questões. Voltou ao passado e se lembrou que um outro alguém um dia gostou daquela sua "feiúra" e do seu jeito "sem sal". Então amadureceu sua mente, e viu que não conquistou o sentimento e os pensamentos daquela pessoa simplesmente porque não era para ser. Então se cansou de pensar e viu que o sono voltara a lhe tomar. Ainda olhando no espelho, lavou o rosto e se despediu da Sara feia e sem graça que ali estava naquela madrugada. Decidiu que ousaria quando amanhecesse. Mas estava cansada demais para pensar no que faria em si. Então abriu a janela e respirou aquele ar fresco que a chuva torrencial deixara após ir embora e isso era compatível ao que ela sentia após o simples vendaval de emoções o qual recentemente ela sentira. Deitou-se e de um jeito suave e leve, adormeceu. Pobre Sara, nem imaginava que naquele dia, mais tarde, encontraria um alguém que faria também um revira-volta na sua vida, denovo.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Enfrente ou fuja

Não, não é sobre "dar uma fugidinha com alguém", e sim sobre fugir de alguém. Ou de todos. Ou de tudo. É isso que dá vontade de fazer, quando se percebe que tudo está desandando. A cabeça não funciona bem, algumas áreas da sua vida estão precisando de mais atenção, cada detalhe bobo te faz decepcionar... sem falar que falta 'aquela' pessoa para te apoiar, te fazer carinho, e te apoiar. Sim, te falta justamente AQUELA pessoa que você sabe que vai continuar a lhe faltar.É aí que quem passa por isso tem dois caminhos: o caminho do 'enfrentar' e o caminho do 'fugir'.
Enfrentar, é sinônimo de sofrer. É não fechar os olhos para nada do que está acontecendo, e simplesmente ignorar. Para não sofrer nesse caminho, a pessoa deve ter uma coisa muito importante: sangue frio. Errar e fingir que fez tudo certo. Ver e fingir de cego. Ouvir e fingir de surdo. E pior: amar, e fingir que não ama. É, sem dúvida, o caminho mais árduo.
Fugir... sinônimo de covardia? Talvez. Mas se é o que faz bem, o faça. É não querer ver o que faz mal, é não querer ver seguindo outro caminho quem te inspirou tantos planos, tantos e tantos sonhos intermináveis... isso envolve aceitação e tempo. Aceitação, porque a pessoa aceita a situação, mas não quer ver para não se machucar. E tempo, porque é ele que vai trazer conforto e algo de novo que faça inspirar novamente novos rumos.
Ambas as situações são difíceis... mas uma delas deve adiantar! Porque tem que ter um jeito de sair dessa. Mas além de tudo é preciso ter fé. Ninguém vive na fossa para sempre, mas ninguém sai dela sozinho. O certo é fortalecer o lado espiritual e cativar as boas amizades.
E então, vai enfrentar ou fugir?

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sobre o Amor...

Amar... amar um amigo, os irmãos, os pais, e alguém em especial... Ah, o amor... O que é esse amor? O que o faz acontecer?
Primeiramente devemos separar bem amor, paixão e amizade. Dizem que amor é para sempre, mas já que, o 'pra sempre' sempre acaba, acredito que seja no mínimo muito duradouro...
Amizade, é SÓ amizade, e mais nada. Se diz que é amigo, mas fica dizendo coisas românticas, é porque já não quer mais só amizade.
Paixão é aquela loucura que voce não sabe de onde vem. Quando chega, enlouquece. Não precisa ter motivos para se apaixonar. Acredite, paixão se sente por quem menos se espera e na maioria das vezes sem motivo.
Quando se tem qualquer um desses sentimentos, a pessoa fica sujeita a sofrimentos. Ela é amiga e quer ter a amizade de volta. Ela ama e quer ser amada. Ela é apaixonada e quer matar seu desejo. Quando isso não acontece, o mundo desaba. E pode acreditar, dói mais do que ferida externa. E, com seu sofrimento, ela fica vulnerável, e sua vontade é ter alguém para mimá-la e fazer melhorar sua ferida. Só que, ninguém se importa com seu sofrimento. E que bom que é assim! Já pensou se o mundo fosse parar de dar voltas para curar cada coração apaixonado? O mundo iria viver parado! A vítima do amor e da paixão, precisa querer sair da sua tristeza, senão, ninguém pode ajudá-la. É difícil, pois, quando sonhava, tudo parecia tão real! As conversas, as demonstrações de carinho, as mensagens no celular, as investidas no messenger... tudo isso insiste em não sair da memoria! Se tiver feito tudo certo, é ainda pior... a vítima vai ficar horas, dias, semanas... pensando, tentando descobrir a reposta daquela famosa perguntinha: "Onde foi que eu errei?" Não, voce não errou... voce só se apaixonou pela pessoa errada, e isso acontece!
Feridas, mágoas, um pouquinho de tristeza... irão existir? Claro! Mas levanta. Ergue a cabeça. Sacode a poeira. Se for homem, coloca uma roupa descolada, penteie o cabelo exatamente daquele jeito que faz mais sucesso com as mulheres e saia com os amigos! Se for mulher, põe aquela calça jeans justinha que que fica bem no seu corpo, aquela blusa MA RA VI LHO SA que voce acabou de comprar, aquele scarpin vermelho que voce adora, e é claro: capriche na make-up! Levante a auto estima e acorda pra vida, amiga!
Amor... ah, o amor. Cuide-se, que um dia ele volta... ele sempre volta!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Catira

É uma manifestação cultural que envolve música, dança, insatisfação em relação à política e ao trabalho, romance e lazer, tudo isso reunido em apresentações com muita criatividade.

Caracteriza-se por grupos que reúnem homens e mulheres (ou homens, apenas), dispostos alternadamente em fileiras com quantidades iguais de um lado e de outro, podendo esse estilo variar, de região para região. A música é feita por violeiros. O catireiro geralmente vestia-se com um estilo sertanejo (camisas, botas, chapéus). As letras das músicas envolviam principalmente romance e insatisfação social.

Os catireiros geralmente tinham um baixo grau de escolaridade. Contudo, com o costume e o repassar da tradição de pai para filho, eles conseguiram, com seus próprios estilos de composição, desenvolver canções inteligentes.

As primeiras manifestações catireiras apareceram no Brasil a partir do século XIX. Sua origem é incerta, mas acredita-se que seja oriunda de europeus, particularmente portugueses, com costumizações e agregações de fragmentos de culturas indígenas e africanas.

Um exemplo de um dos seus ápices, foi em Uberaba, no período em que Vargas administrou o Brasil. O motivo, foi o desgosto pela política brasileira, já que nessa época foi implantada uma espécie de ditadura, que privava o povo da liberdade. Tudo era fiscalizado, como por exemplo, as cartas dos correios; e outras coisas eram proibidas, como a venda de combustíveis a quem não tivesse autorização por escrito do governo, o porte de arma e munição por particulares e fazendeiros, entre outras medidas, que contribuíram para as manifestações.

Aos 80 anos, José Calisto da Silva (nome popular Beca), ex-catireiro da cidade de Patrocínio, lembra com saudade da época em que se reunia com os amigos para dançar. Seu grupo se chamava Cezarinho, e se reunia com outros dois grupos (Antônio Bombacho e Acácio Roque) e faziam duelos de Catira entre si. “Nasci no ano de 1930, e cresci vendo a tradição Catireira. Dancei só até a juventude, pois a tradição já estava começando a morrer. A Catira está acabando por causa dos novos ritmos que vão surgindo, as crianças e os jovens não querem saber do que é cultural e tradicional. Eles querem cada vez mais, o novo. Novas gerações, novos estilos.” Ele conta ainda que as músicas eram relacionadas aos namoros dos catireiros, aos fatos da época, ligados a política e religião. “Nosso grupo era formado por pessoas mais velhas, todos bóias-frias e pobres. Eu era um dos poucos jovens. A gente não tinha dinheiro para comprar roupas bonitas para dançar, então dançávamos com roupas comuns. Na maioria das vezes, a dança saía sem graça, porque não tínhamos botas que faziam barulho, para fazer aquela batida bonita que tem a dança. Dançávamos descalços, e tinha que ser no cimento, para sair algum som. No lugar do barulho das botas, colocávamos o barulho do chocalho, que era para o som não perder a beleza.” Segundo Beca, mesmo a tradição estando quase esquecida, em uma festa chamada Festa do Carro de Boi, a dupla chamada Lourenço e Lourival, relembra canções e danças catireiras, para mostrar aos jovens o quão divertido era o costume.

No início do período Vargas, a Catira era tradição mais rural que urbana, mesmo assim, era praticada por pessoas que migraram para as cidades em busca de melhores oportunidades. A maioria dos catireiros eram lavradores, serradores e meeiros. Mas havia também aqueles que eram donos de grandes fazendas e que aderiram a cultura, até mesmo por uma questão de lazer. No tocante a cultura, todos podiam ser qualificados como caipiras.

Um exemplo explícito de desgosto por parte deles, se tratando de política, é uma moda chamada Não Voto Mais, feita por Manezinho, um dos mais conhecidos de Uberaba. Nela havia as seguintes palavras:

Eu não sou mais eleitor / Só porque não me convém

Não dou voto por favor / Nem por dinheiro também

Que todo governador / Tanta promessa eles têm

Quando de posto é senhor / Não conhece mais

ninguém.

Outro exemplo de moda catireira, dessa vez com sentimentalismo romântico, é a música Cabelo Libra Esterlina, de João Gregório:

Por aqui tem um rosto lindo / Desejo amar, mas tenho

Ocultamente é meu melindro / Em regozijo de segredo

Faço pouca declaração / Por ser causa de finanças

Enfeitiçado por sua feição / Não posso perder a

esperança

E não dou demonstração/Pra não haver desconfiança

Assim como essas canções, as tantas outras que existem nesse estilo, são baseadas na vida no campo, na natureza, em acontecimentos corriqueiros na vida catireira. Os versos a seguir revelam o encantamento de Tertuliano Inácio Reis pela natureza:

Este mundo é um planeta / Que a natureza governa

Eu vejo tantas belezas / Na entrada da primavera

Dominado pelas estrelas / Tudo é criação da terra.

No tocante ao trabalho, eles também criavam toadas que expressavam o tamanho esforço físico, o cansaço, e a luta cotidiana. Em exemplo a isso, Manezinho criou Despedida de Serrador, que demonstra também a insatisfação social:

Serra sobe, serra desce / Trinta golpe por minuto

Logo o suor aparece / Não posso parar enxuto

Com isso os braços amolece / Devido ao serviço bruto

O patrão é que enriquece / Eu é que tanto labuto.

Ainda falando sobre assuntos ligados à Catira, é cabível citar que em algumas cidades ela é usada como louvor à Deus. Em Paracatu – MG, ela está diretamente ligada a um movimento religioso, a Folia, pois os dançarinos também são foliões e a definem como um meio de alegrar a reza da Folia.

Apesar de essa cultura possuir belas melodias, e letras que direta ou indiretamente divulgam seus sofrimentos, desgostos, apesar das danças que despertam curiosidade, contudo, a Catira está quase extinta. São poucos os descendentes que se animaram a levar essa tradição adiante. O tempo passou, as pessoas envelheceram, muitas morreram, outras nasceram já se acostumando a novos modos; a insatisfação e o romance passou a ser demonstrado de outras formas, e a original Catira foi deixada para trás. É algo quase raro, encontrar um grupo de Catira que seja fiel as suas originalidades.


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Harry Potter e seu mundo: uma paixão universal!

Quem não gostaria, de descobrir que é bruxo e ir estudar na escola de magia e bruxaria de Hogwarts? Quem não adoraria, ter Hermione Granger e Rony Weasley, Rúbeo Hagrid e Alvo Dumbledore como amigos? Quem não gostaria, de ter uma fortuna no banco Gringotes, e ser tão famoso e querido quanto Harry Potter? Bom, a história é legal, Harry tem amigos, dinheiro e é famoso. Mas, nem tudo é tão bom quanto parece... e, se fosse, tudo seria tão sem graça!
Desde pequeno, Harry luta contra a pior criatura do mundo da magia: Lord Voldemort, aquele que ninguem gosta de nomear, cujo ser matou seus pais quando ainda era um bebê. Mas com o amor de sua mãe ( e eu diria que com um pouquinho de sorte), conseguiu derrotá-lo. Por isso ficou tão famoso. Ele foi 'a criança que sobreviveu e aleijou os poderes do Lord das Trevas'.
E, assim é sua história... sempre derrotando aquele-que-não-se-pode-nomear com a ajuda dos seus amigos. É isso que apaixona o mundo inteiro, e que nos faz aguardar, anciosos pela próxima etapa da saga: Harry Potter e as Relíquias da Morte. E, é tanto fanatismo, que até criaram em Orlando na Flórida, um parque temático chamado “The Wizarding World of Harry Potter”, onde os fãs poderão visitar, dessa vez não só na imaginação, o povoado de Hogsmeade, a Floresta Proibida, a cabana de Hagrid, e até mesmo Hogwarts.
E, a cada novo filme da saga, cresce ainda mais a admiração dos fãs por J.K. Rowling, que cria histórias tão criativas e tão gostosas de se ler/ver! E, que, prega e apóia a amizade, o companheirismo e a justiça!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Agora não adianta ficar Zangado, Dunga!

Quem acompanhou toda aquela palhaçada que foi a participação da seleção brasileira na Copa do mundo, deve estar se perguntando: por que Dunga não convocou quem o Brasil inteiro gostaria de ver dando show na África do Sul? Bom, a resposta é bem simples... o Dunga, mais uma vez, quis ser polêmico, e dar o que falar. Simplesmente quis ir contra o Brasil inteiro, e com a vitória, A-DO-RA-RI-A mandar todo o país calar a boca. E, achando-se o maioral, fez intriga com a imprensa, como se fosse o dono de toda a razão. Seria um prazer, vencer a copa e sair da África com um insuportável ar de: "Viram? Eu sei o que eu faço! Eu entendo de futebol, eu sou o maioral!" né, Excelentíssimo Sr. Ex -Técnico! Eu disse bem... EX técnico! Porque, ele não se deu bem... Perdeu pra Holanda, logo nas quartas de final. Depois, voltou pro Brasil e saiu do cargo de técnico, cujo lugar foi preenchido por Mano Menezes. E este, com muito bom senso e inteligência, fez a convocação dos sonhos, para o primeiro jogo depois da copa. Colocou para brilhar em campo contra os Estados Unidos, Ganso, Neymar, e Pato. E, no que deu? Vitória brasileira! Foi um acontecimento realmente muito irônico... Muitos brasileiros adorariam ver a cara de Dunga vendo o jogo! Aquela carinha boa que ele faz, quando fica zangado!
Bola pra frente, literalmente! E, a esperança brasileira em relação ao nosso novo queridinho técnico, é uniforme: Mano, Salve a Seleção!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Futebol: jogo de Marketing

Há quem diga que futebol é "pura máfia", que os times compram vitória, recebem para perder, e por aí vai. Não dá pra negar que rola muito dinheiro no mundo do futebol, levando em consideração as famosas malas brancas (dinheiro oferecido a um determinado time para que ele vença o jogo) e malas pretas (dinheiro oferecido a um time para que ele perca o jogo). Mas de todas as formas que movimentam dinheiro no futebol, as mais inteligentes são as "jogadas de marketing".
Em todos os casos, o marketing no futebol movimenta dinheiro, empresas, e até mesmo a imprensa. Um bom exemplo dessas jogadas, é a nova camisa de treino do Clube Atlético Mineiro. Certo, eles fizeram uma nova camisa de treino, e daí? E daí que a camisa é rosa, fato que criou uma certa polêmica. Disseram que era "coisa de viado", de "baitola", de "mocinha", e essas foram as palavras mais leves que as pessoas usaram para caracteriza-la.
Não, gente. Não é que eles são homossexuais, e por isso decidiram inovar um rosa no visual. E se forem, não é isso que eles querem enfatizar. Isso nada mais é do que a famosa "jogada de marketing". Assim: adotando o uso de camisa rosa no futebol (o que não é comum), as atenções se voltarão para a camisa. Todo mundo sai falando da camisa, porque a camisa é isso, ou a camisa é aquilo. Com isso, a tal da camisa, dá um "ibope" danado e causa polêmica em diversos lugares. A imprensa, que não fica atrás, logo dá um jeito de participar deste debate. Daí saem reportagens, entrevistas, etc. Aí, mais pessoas ficam sabendo do acontecido, e comentam com mais pessoas, e por aí vai. As empresas, vendo a movimentação que simples camisas rosas estão causando, procuram o time, querendo patrociná-los. E pagam valores absurdos só pra colocarem a logomarca da empresa na camisa. Tudo isso, para que? Simplesmente para que a camisa que mais dá o que falar no Brasil, tenha o patrocínio da empresa A ou B, e essas, sejam tão lembradas quanto a camisa cor-de-rosa.
Percebe-se então um ciclo, uma vez que, todo mundo sai ganhando nessa relação futebol/marketing/empresa/mídia. O time ganha um determinado valor por estampar a marca da empresa, o marketing passa a ser coerentemente inteligente e oportunista, a empresa ganha mais fama, e as mídias ganham mais audiência.
Isso é bom, visto que, é tudo feito utilizando a inteligencia e, mostra que o futebol é mesmo muito útil, pois, diverte, une as pessoas, e movimenta o mundo!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Rir é o melhor remédio: aumenta a auto estima... e talvez até o peso!

Segundo pesquisas científicas nos EUA, rir diminui o estresse, aumenta os anticorpos que evitam a baixa imunidade, substituem algumas atividades físicas e, uma peculiaridade: aumenta a produção dos hormônios que causam fome.
Tendo em vista essa afirmação, aquele famoso ditado de que "rir é o melhor remédio", deixa de ser apenas empírico e passa a ser científico mas, com efeitos colaterais: será que, quem sorri muito, acaba ficando "gordinho"?
A suspeita de que rir aumenta o apetite, não é comprovada cientificamente. Os pesquisadores, ainda estão estudando sobre isso. Mas, se isso for verdade, os famosos "bobos alegres" estarão com problemas...
Com isso, conclui-se: deve ser por isso, que todo "gordinho" é bem humorado!

Saudades de um completo cidadão

O Brasil perdeu esse ano, uma pessoa que fez a diferença: José Mindlin. Mas, como um cidadão completo, e compromissado com o desenvolvimento da educação, Mindlin deixou antes de sua partida, uma herança: cerca de 45 mil livros foram doados para a biblioteca da USP.
Membro da Academia Brasileira de Letras, Mindlin não contribui apenas na cultura brasileira. Ele não mediu esforços ao tentar ajudar no desenvolvimento tecnológico brasileiro, tendo sempre consigo a ética, e a preocupação com o país.
Admiradores do seu caráter e da sua jornada, não hexitaram em dizer que José Mindlin faz falta para o Brasil, já que, fez muito em pról dele, e dos que tiveram ao seu lado. E, tendo apenas boas lembranças dele, os brasileiros seguem usufruindo da sua ajuda à cultura, e, em geral, ao Brasil, agradecidos pelo esforço deste grande cidadão!

domingo, 21 de março de 2010

Empolgação cruzeirense: Rockstar famoso segura o manto sagrado em um show em BH.

No dia 10 de março, esteve no Brasil, fazendo um show na capital mineira, a banda de Hard Rock Guns N' Roses. Restando da formação antiga apenas o símbolo do Guns, que é Axl Rose, e divulgando o álbum que durou mais de 10 anos para ser concluído (Chinese Democracy), a banda fez um show curto, mas que agradou a todos os 15 mil fãs presentes. E, uma peculiaridade: agradou principalmente aos fãs cruzeirenses. Enquanto Axl cantava, algum cruzeirense da platéia jogou uma bandeira do Brasil adulterada: no lugar do círculo azul com as 27 estrelas, estava o símbolo do Cruzeiro Esporte Clube. E o rockstar, sem saber, se enrolou na bandeira e ficou um bom tempo com ela. É certo que o vocalista não sabia que era uma bandeira customizada. Mas, mesmo todos os cruzeirenses sabendo disso, o acontecimento foi um prato cheio pra todo torcedor celeste que gosta de "zoar" um pouco com a cara dos pateticanos, digo, atleticanos. Há quem diga por aí, que Axl é cruzeirense! E, até hoje esse assunto está por toda parte. Todo mundo enlouqueceu com o cruzeirense rockstar!

sábado, 13 de março de 2010

Mar da Sibéria borbulha com metano

Metano: Hidrocarboneto com um átomo de carbono, com ligação simples, baixo teor de solubilidade na água, e de fórmula molecular CH4.
Esse gás é um dos maiores causadores da destruição da camada de ozônio. Até então, sua liberação era conhecida apenas pelos vulcões, resíduos orgânicos, combustão mineral, e digestão de animais herbívoros, entre outros. Mas, segundo estudo de cientistas, para a surpresa de todos, esse gás pode sair também de um lugar que alguem jamais imaginara: do mar.
O fenômeno nomeado Shakhova, que ocorre no mar da Sibéria, libera uma quantidade de metano comparavel a que sai de todos os oceanos. A consequencia dessa liberação causada pelo derretimento do gelo dos mares, é o aumento do aquecimento global.
O fato de o mar Siberiano ser razo (apenas 50 metros de profundidade), não ajuda o homem a agir de alguma forma, pelo contrário, isso prejudica, pois, não dá tempo do metano ser degradado, sendo assim, ele vaza direto para a atmosfera.
O ser humano, então, acaba de ganhar mais um inimigo causador do aquecimento do planeta. Como todos sabem, inimigo criado por ele mesmo. Isso acaba formando um ciclo: o efeito estufa que é causado por indústrias, automóveis, ou seja, por invenções humanas, causa o derretimento do gelo, que por sua vez causa a liberação do metano do mar, que causa mais aquecimento ainda, e que provoca ainda, mais aquecimento do planeta.
Cabe agora, todos apostarem nos estudos cientificos, que podem resultar em uma solução, senão, pelo menos, uma amenização do novo problema.

terça-feira, 2 de março de 2010

Dilma Roussef: O nome da continuação do Governo Lula.

Dilma finalmente oficializou sua candidatura a presidência, prometendo continuar o trabalho de Lula, e tambem a preservação e fortalecimento do Estado. Ela se mostra ser a favor de um governo misto, com outros partidos envolvidos, alegando ser melhor para manter o equilíbrio fiscal e o controle da inflação.
Quanto as criticas da oposição, Dilma diz que é melhor assim, ao silencio ditatorial. O fato é que, muitos brasileiros tem a opinião de que ela na presidência, faria papel de "fantoche", tendo o atual presidente Lula governando por trás de sua figura.
Sendo assim ou não, é inegável que ela fará o mesmo que ele: os mesmos programas que ajudam a classe menos favorecida, se não os mesmos, pelo menos projetos com a mesma intenção e o mesmo alvo. Será também a favor de tudo que Lula defendeu, e contra tudo o que ele contestou.
Faltando ainda meses para as eleições, pesquisas mostram que ela é a favorita. Talvez não tenha sido ela quem construiu sua imagem, e seja adorada apenas pelo fato de ser aliada de um dos presidentes mais populistas da história do Brasil.
Sua vitória pode acontecer também pelo fato de ser mulher. E além de tudo guerreira, já que, enfrenta com garra o câncer. Se vitoriosa, o Brasil irá provar o sabor de uma mulher na presidência, enfrentando os preconceitos, e os problemas do país, fazendo tudo que o presidente Lula fez, com uma diferença: com maquiagem e salto!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Será o fim do mundo?

Segundo cientisas, astrólogos e historiadores, que estudam o calendário Maia, o fim do mundo está próximo. 21 de dezembro do ano de 2012, é a data marcada para a destruição do planeta. Mas, o mundo acabaria mesmo em apenas um dia?
Destacando os desastres ocorridos ultimamente, pode-se considerar que o fim já está no começo. São deslizamentos de morros, terremotos... açoes da natureza, que na maoria das vezes causam danos irreversíveis, como morte de parentes e amigos. Pois, quando se perde objetos pessoais, casas, carros, móveis, etc., por mais que demore, pode-se reconquistar tudo de novo, mas quando se perde vidas, o jeito é recomeçar, tentando reconstruir tudo sem a presença destas pessoas.
Menos mal seria se fossem os desastres naturais que estivessem acabando com o mundo. Como se não bastasse isso, o planeta está em guerra. Aliás, sempre esteve. Cadê a ONU, que deveria estar acabando com tudo isso? Está na hora, de unir todas as nações, e tentar melhorar!
Enquanto isso tudo acontece, resta a todos ter fé e torcer pra que essa previsão, seja mais um alarme falso, já que agir, tá dificil!